sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

A COPA COMEÇOU!

Balanced groups drawn for Russia 2018

SORTEIO DEFINE OS GRUPOS DA COPA 2018

BRASIL ENCARA SUÍÇA, COSTA RICA E SÉRVIA; ALEMANHA CAI EM GRUPO DIFÍCIL

RÚSSIA E ARÁBIA FAZEM O "PIOR JOGO DE ABERTURA"

Terminou a espera, agora é para o fã do futebol fazer a contagem regressiva. Foram definidos os oito grupos com o sorteio realizado hoje no Kremlin, em Moscou, para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia.

No que depender das teorias, ganha o público que presenciará em grande parte jogos equilibrados, de acordo com grupos igualmente equilibrados.

Ao contrário do que se previa nas simulações anteriores, não aconteceu nenhum confronto entre dois campeões mundiais. Cada um dos sete campeões (a Itália ficou fora) caíram em chaves diferentes.

Para o Brasil, acabou sendo uma moleza. A seleção de Tite caiu no Grupo E. Quando muito se temia por Espanha ou Inglaterra, veio a Suíça, e logo como adversário de estreia. Depois a Costa Rica, sensação em 2014, e por último a força para equilibrar a chave, a Sérvia, país mais bem ranqueado do último pote.
Segue a ordem: a estreia brasileira será contra os suíços em 17 de junho, um domingo, às 15h, na cidade de Rostov. No dia 22, as 9h, encara a Costa Rica em São Petersburgo. Por fim, joga contra a Sérvia dia 27, às 15h, no estádio do Spartak em Moscou.

Se tem vida simples na fase de grupos, por sua vez, é certo que vem pedreira a partir das oitavas. Logo ao lado está o Grupo F, o mais difícil teoricamente, com a atual campeã Alemanha, e aquela sede brasileira de revanche depois dos 7x1. Os alemães caíram com México, Suécia e Coreia do Sul. Nada fácil! Pode rolar a tal revanche já nas oitavas de final.
A Argentina pegou o Grupo D e pegará Islândia, Croácia e Nigéria, quase que uma sensação de repetecos. Assim como em 2014, estreia contra uma estreante em Copas (na ocasião foi a Bósnia). E pela terceira vez seguida, tem nigerianos pela frente, praticamente um caso de amor. Na sua sexta Copa, é a quinta vez que se cruzam no mesmo grupo (só em 1998 que isso não aconteceu). Nas outras quatro oportunidades, os Hermanos ganharam todas.

Os demais cabeças de chave não tiveram o que reclamar em questão de sorte. No caso da anfitriã, sorte ao menos para a abertura. A Rússia abre a Copa contra a Arábia Saudita, no que muitos já consideram o "pior jogo de abertura da historia". Tudo porque envolve as duas piores colocadas do ranking da FIFA. Egito e Uruguai completam o Grupo A (que sorte da Celeste).

Portugal e Espanha compõem o Grupo B, se enfrentando logo na estreia pomposa. O caso é que os ibérios se saíram bem no final, ao verem Marrocos e Irã caindo juntos. O mesmo pode dizer de uma das principais favoritas, a França, que caiu no Grupo C com Austrália, Peru e Dinamarca. Outra campeã, a Inglaterra escapou das outras potencias e pegou Bélgica, Panamá e Tunísia no Grupo G.

O Grupo H é o único sem campeão mundial e poderá ser o mais disputado.

Veja abaixo todas as chaves e, de minha parte, os palpites de quem deverá passar e o que pode surpreender:

Grupos da Copa do Mundo de 2018 (Foto: Reprodução/Twitter)

Grupo A: Uruguai passa com possibilidade de fazer 9 pontos. A Rússia pega o segundo lugar, mas o Egito pode surpreender com o artilheiro Salah.
Grupo B: Portugal e Espanha estrearão entre si para ver quem deve pegar o primeiro lugar. Duelão dos bons entre CR7 e Sergio Ramos. Aposto na Fúria em primeiro, para se recuperar do fiasco em 2014, quando caíram na primeira fase com direito a 5x1 para a Holanda, hoje ausente.
Grupo C: A promissora e bem cotada França de Mbappé e Griezamann deve passar sem sustos, com Dinamarca de Eriksen em segundo. Peru corre por fora.
Grupo D: Grupo complicado, mas dá para a Argentina de Lionel Messi passar em primeiro, com as demais disputando a segunda vaga. Leve favoritismo para a promissora estreante Islândia.
Grupo E: Mesma situação do Grupo D. O Brasil deve classificar em primeiro se repetir o bom futebol da era Tite, comandados por Neymar e cia. Sérvia e Suíça despontam pela segunda vaga, mas não podemos descartar a Costa Rica, que deixou três campeãs mundiais para trás num mesmo grupo em 2014. Aposto nela. Abram o olho!
Grupo F: Alemanha de Muller, que pode passar o compatriota Klose na artilharia das Copas, passa em primeiro, mas isso se não tropeçar com outras bem cotadas no grupo. México e Suécia devem fazer um dos melhores jogos. A Coreia, mesmo sendo azarão, não é de se descartar.
Grupo G: Inglaterra e Bélgica passam tranquilamente, com favoritismo de liderança ao English Team, opondo duelo de gerações entre Harry Kane e Dele Alli contra De Bruyne e Hazard, todos atuando no futebol inglês.
Grupo H: Um leve favoritismo para que passem Colômbia e Polônia, nessa ordem, cujo duelo entre elas oporá o matador Lewandowski contra outro matador, Falcao García. Mas não dá para descartar o promissor Senegal de Sadio Mané, ainda mais pelo que fizeram lá em 2002.

Qual é o seu palpite para os grupos? Acredita no hexa? Vamos descobrir daqui a seis meses!

A Copa começa no dia 14 de junho e a final acontece em 15 de julho, com início e fim no estádio Luzhniki.

Um comentário:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? O Brasil deu sorte ao cair no grupo E. Precisa torcer para Alemanha e Argentina terminarem como líderes em seus respectivos grupos. Acredito que o Brasil enfrente a Suécia ou México nas oitavas de final. Pedreira..... Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net